top of page
Asset 1@2x.png
Youtube

Programação

Youtube

terça-feira

06/07

15h

Sabedoria e resistência dos xamãs

#FF8500

Uma conversa com Luiz Bolognesi sobre os documentários “Ex-Pajé” e “A Última Floresta”, que catalisam debates importantes e críticos para o reconhecimento de problemas que afetam os direitos, a segurança, o bem-estar e a integridade dos povos e dos territórios indígenas. Uma abordagem sobre a importância da qualidade poético-mítica dos universos e da linguagem dos povos indígenas e de seus pontos de vista para a resistência às violências e para a adequação das nossas perspectivas e encontros. O que muda no olhar do diretor com a produção de ambos os filmes?

Youtube

quinta-feira

08/07

15h

Reconhecer os retrocessos do licenciamento ambiental

#A5C61F

O objetivo do painel é promover o diálogo e o esclarecimento sobre os retrocessos da lei ambiental que vigoram enquanto o Brasil vive o momento crítico da pandemia. Entre eles, está o projeto de mineração em terras indígenas, o de mudança no licenciamento ambiental (autolicenciamento) e o de grilagem. O diálogo vai abordar as consequências da falta de debate público e democrático sobre o processo de análise de cada um dos projetos, bem como o desmonte da fiscalização ambiental com impactos na proteção do meio ambiente, biodiversidade e violências em decorrência da invasão de terras.

Youtube

terça-feira

13/07

17h

Como a Pandemia está impactando a vida das meninas e mulheres?

#0E85C1

Reflexão sobre as questões enfrentadas pelas mulheres e meninas durante e após a pandemia. Alguns países e economias encontram mais dificuldades para retomar o dinamismo da economia e enfrentar o avanço do contágio. É o caso do Brasil, por exemplo, que inclusive passa por uma importante CPI para investigar possíveis negligências na condução do controle da doença, negacionismo, aquisição de vacinas e ritmo da imunização. Vamos refletir sobre como a pandemia e a recessão impactam a vida de mulheres e meninas, expondo-as a vulnerabilidades, violências e extrema pobreza em países de renda baixa e média na América Latina e Caribe. Vamos destacar como esse contexto poderá alterar o ritmo de avanços importantes como alcançar a equidade de gênero nesses países. A reflexão vai abordar como os países, as sociedades e o setor privado terão que dar mais atenção aos problemas enfrentados pelas mulheres e meninas daqui para frente, fazendo com que questões de gênero e raça, por exemplo, sejam prioridades nos planos e estratégias para a retomada da economia pós-pandemia.

Youtube

quinta-feira

15/07

15h

Recuperação da economia sob a ótica da prioridade de gênero

#910082

Vamos dialogar sobre o prolongamento e gravidade da pandemia no Brasil e o aprofundamento dos problemas estruturais com a piora dos índices de desemprego, desocupação, dificuldades de empreender e perda de postos de trabalho qualificados, sobretudo entre as mulheres negras, que colocam quase um terço da população brasileira em extrema vulnerabilidade. O diálogo vai apontar exemplos, fatores, maiores pressões e uma reflexão sobre a importância de discutir e construir estratégias de recuperação que considerem especificamente gênero e raça e o que os governos, empresas e comunidades podem fazer para lidar com o atraso que se imprime em relação à igualdade de gênero e raça. Quais são as perspectivas sem ações concretas e sem uma lente de gênero e raça para pensar e promover a recuperação da economia?

Youtube

terça-feira

20/07

15h

Estratégias para preservar e proteger as florestas

#EF2252

Apresentação sobre os desafios de um projeto ambicioso de restauração de florestas endêmicas de altitude média e alta nos Andes Tropicais. Vamos falar sobre o envolvimento das comunidades andinas e o futuro das culturas indígenas, de modo a criar condições para que as comunidades também tenham proteção legal contra exploração de madeira, mineração e petróleo. Também será abordada a iniciativa que envolve a restauração, dentro da iniciativa Ação Andina, nos seguintes países: Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile.

Youtube

quinta-feira

22/07

15h

Cidade, Estados e o aumento da ambição climática

#FF8500

O objetivo da atividade é discutir com as entidades subnacionais e terceiro setor como estão avançando no cumprimento de compromissos estabelecidos internacionalmente e localmente. Vamos trazer exemplos de como as cidades e os estados estão se adaptando e mitigando os efeitos da crise climática. Como estamos observando a evolução dos compromissos ao longo dos anos? Serão abordados exemplos como a Declaração do Recife, o Decreto de Emergência Climática, Amazônia Agora, a articulação da ABEMA, entre outros decretos e espaços de diálogo. Quais foram os passos dados até o momento? Como podemos seguir na agenda de descarbonização e emissões líquidas zero até 2030? Qual é, ou pode ser, o papel das cidades e dos estados no cumprimento da NDC brasileira? Como os Estados e Municípios estão operando para uma agenda climática com o nível de ambição do Acordo de Paris?

Youtube

terça-feira

27/07

15h

Como funciona uma CPI?

#A5C61F

O objetivo dessa atividade é abordar as funcionalidades de uma Comissão Parlamentar de Investigação, suas fundamentações e possíveis encaminhamentos. Importante abordar a ferramenta apontando seus poderes, limitações, garantias e direitos. A proposta é que essa atividade possa contextualizar esse instrumento para que, a partir dessas reflexões, possamos debater a CPI da Pandemia no painel que será realizado em um segundo momento.

Youtube

terça-feira

27/07

17h

A adesão ao Home office e a oportunidade de rever os modelos de organização do trabalho

#A5C61F

A pandemia apresentou a necessidade de discutir os novos formatos de organização do trabalho e a discussão sobre a jornada faz parte disso, por trazer impactos na equidade de gênero, na produtividade e, em uma visão mais ampla, quando falamos desenvolvimento sustentável, tem impactos também na forma como nos relacionamos com o tempo, com a vida e as relações na sociedade. Um outro ponto é que a jornada de 40 horas semanais é um padrão de 100 anos atrás e tudo mudou no mundo do trabalho, menos essa regra. E o que o “ESG” tem a ver com uma jornada reduzida.
As novas formas de organização do trabalho, destacando a adesão ao home office, trazem oportunidades de inclusão (PCDs, Mulheres, etc) e também desafios quando não se repensa os formatos e as empresas tentam encaixar o padrão do escritório dentro das casas dos empregados, negligenciando as necessidades de cuidado.

Youtube

quinta-feira

29/07

15h

Lei de cotas – 30 Anos: o que podemos comemorar?

#0E85C1

No dia 24 de julho, a Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213/91), terá completado 30 anos. Segundo informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Brasil contava, em 2019, com cerca de 523,4 mil profissionais com deficiência trabalhando formalmente, o equivalente a apenas 1,1% da força de trabalho formal no país. Dados apurados em 2020 demonstram que o mercado de trabalho para pessoas com deficiência encolheu durante a pandemia.
Diante desse cenário, o painel se propõe a trazer um panorama sobre as conquistas e avanços dos profissionais com deficiência no sentido de ter acesso à cidadania plena; tratar dos retrocessos das políticas sociais e os desafios impostos a essa população vulnerável a partir da pandemia da Covid-19; e conhecer como as empresas têm atuado pela inclusão também a partir de sua influência social.

Youtube

terça-feira

03/08

15h

O enfraquecimento das fiscalizações ambientais

#910082

O objetivo desta atividade é explorar o enfraquecimento das fiscalizações ambientais, e como elas corroboram para o aumento de práticas ilegais. A expectativa é que possamos compreender como o processo de declínio da fiscalização abre espaço e facilita atividades irregulares que mobilizam mercados, setores e cadeias produtivas em associação à crimes fiscais como a lavagem de dinheiro e a corrupção.

Youtube

terça-feira

03/08

17h

Crise e desigualdade de gênero no sul global

#910082

A Dra. Janet Macharia nos traz uma reflexão sobre a pandemia e a disparidade de igualdade de gênero. Ela também aborda a importância do debate sobre a igualdade de gênero na resposta à crise da Covid-19 e como a pandemia afeta a vida de meninas e mulheres, com atenção especial para os países em desenvolvimento. Como olhar para a emergência global através das lentes de gênero? Nenhum país do globo alcançou a igualdade de gênero e, pior ainda, muitos países estão avançando lentamente ou mesmo retrocedendo. Como a crise pandêmica será crítica para direcionar o desenvolvimento da África para um caminho mais sustentável?

Youtube

quinta-feira

05/08

15h

A corrupção também destrói as florestas - um desafio complexo para o Brasil

#EF2252

O painel tem como objetivo abordar as conexões e vínculos entre crimes ambientais e crimes de corrupção e lavagem de dinheiro que corroboram para o desmatamento recorde. Jogar luz a esse problema no Brasil é dar destaque ao tema e aos desafios da segurança climática. Os diálogos apresentarão uma análise sobre como as práticas de corrupção e lavagem de dinheiro acabam por acentuar a pressão sobre atividades ilegais como o garimpo, a grilagem, o tráfico e contrabando, as máfias, a violência contra povos originários, as expulsões, a escravidão e o desmatamento em território amazônico. Como projetos de lei que alteram os regulamentos da Regularização Fundiária, do Licenciamento Ambiental e da Mineração em Terras Indígenas acabam por promover desmantelamentos institucionais e inviabilização de operações de fiscalização e monitoramento? Como esse contexto implica diretamente em empecilhos ao cumprimento de acordos internacionais, como o Acordo de Paris, e da Política Nacional de Mudança do Clima (PNM), à promoção da segurança climática e da democracia?

REALIZAÇÃO

ETHOS.png
Marfrig

PATROCÍNIO OURO

Ball

PATROCÍNIO BRONZE

Logo da Braskem
ANGLO_American.png
Equinor
HYDRO.png
Itaú
Natura

PLAYER MENSAL

ArcelorMittal
HEINEKEN
ifood
ICTS.png

TRANSPORTADORA OFICIAL

Gol

PARCERIA INSTITUCIONAL

HYDRO.png
Alcoa
Coca-Cola Brasil
Natura logo
Shell logo
Ibracem logo

PARCERIA ESTRATÉGICA

Accenture logo
Patri logo

APOIO INSTITUCIONAL

Abrainc logo
Além das Palavras logo
Microsoft
Santo Caos logo
LOGO ETHOS - negativa.png

Sobre

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

www.ethos.org.br

Contato

Siga-nos

  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
  • Linkedin
  • Twitter
  • Facebook
logo_ethos_branco.png

Sobre

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

www.ethos.org.br

Contato

Siga-nos

  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Facebook
  • X
bottom of page